sexta-feira, 15 de outubro de 2010

JÁ!

As eleições revelaram a realidade medieval de que se faz incubadora nossa sociedade. A partir de um ataque do candidato José Serra à candidata Dilma, aflorou uma discussão sobre o aborto em termos totalmente equivocados. Primeiro porque qualquer decisão a esse respeito é atributo do legislativo. O executivo, pelas mãos do presidente, pode no máximo mandar a decisão de volta para o legislativo e, se este decidir por aprová-la, assim será feito. Em segundo lugar, e mais importante, o equívoco da pauta aborto nos debates políticos está no fato de sermos um Estado laico. Ou seja: somos livres para a prática de nosso credo (ou ausência dele), mas ninguém pode usá-lo como justificativa no âmbito da política. Constitucionalmente o Estado é uma entidade separada da Igreja. Este alvoroço que vemos às vésperas do segundo turno é uma violação à lei, um crime que atinge também a ética e o direito de nós cidadãos de sermos representados pelos nossos interesses quanto à educação, saúde e demais áreas das quais se perdeu o foco nas campanhas. Ignora-se, por exemplo, o fato de 1/5 das mulheres brasileiras já terem feito aborto. Isso é um dado e um problema de saúde pública. O candidato José Serra e seus parceiros, ao iniciarem tudo isso com ataques gratuitos, dão provas de que querem a atenção dos eleitores longe destas questões. Por que?

Enquanto cidadãos brasileiros, vítimas e testemunhas da chuva de preconceitos que agora nos recai, devemos nos organizar a favor de um Estado laico, onde seja prioritária a liberdade civil, política e social.

Para isso o nosso blog http://estadolaicoja.blogspot.com/ está lançado e abre convite para nos organizarmos virtual e pessoalmente por todo o país. Serão postados notícias e textos sobre o movimento. Quem se candidata por um país livre?

Estado laico JÁ!
Contato: estadolaicoja@gmail.com

Um comentário:

  1. Um estado laico se faz necessário para a garantia da democracia.
    O fundamentalismo vai na contramão do exercício democrático.
    Enfim, texto e blog excelentes!

    ResponderExcluir